O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo integra o portfólio de negócios do grupo Invepar desde 2012, quando o contrato de concessão entrou em vigência com duração de 20 anos.
Com movimentação diária média de mais de 104 mil passageiros e cerca de 800 operações de pousos e decolagens (dados de 2017), o aeroporto é o maior hub da América do Sul. O GRU Airport é também a mais importante porta de entrada e saída de cargas aeroportuárias do Brasil o que corresponde a 43% de todo o volume nacional.
GRU Airport foi apontado como melhor aeroporto do Brasil na categoria “acima de 15 milhões de passageiros por ano” pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
Em março de 2017, GRU recebeu o primeiro voo regular da Emirates com o Airbus A380, a maior aeronave comercial do mundo. A rota Dubai-São Paulo também é a primeira operação comercial de um A380 na América do Sul e marcou os 10 anos de atuação da Emirates no Brasil em 2017.
- Maior Terminal de Cargas da América Latina
O GRU Airport é a mais importante porta de entrada e saída de cargas aeroportuárias do Brasil. O aeroporto movimenta 43% das exportações e importações por via aérea no País (dados de Fev/18). Os armazéns de cargas estão localizados próximos às principais rodovias do Estado de São Paulo, o que facilita a conexão rodoviária com litoral e interior. Além disso, é o maior hub de voos domésticos do país, facilitando o fluxo entre os demais aeroportos brasileiros e todos os continentes. Em 2017, o GRU Airport Cargo teve um acréscimo de 18% no volume de cargas em relação a 2016, considerando importações e exportações. Em 2017, passaram pelo terminal, 283,1 mil toneladas de cargas, contra 241 mil toneladas registradas em 2016.
Experiência do passageiro
Foram realizadas importantes modernizações do GRU Airport, entre as principais:
O projeto centralizou a área de embarque e raio-X, consolidando a unificação dos antigos terminais 1 e 2. Além disso, a conexão doméstica - internacional passou a ser realizada diretamente pela área restrita; a revitalização do Check-in B, C, D e E; instalação de novas esteiras para despacho das bagagens; e uma nova área de controle de passaporte no embarque.
Entre as principais melhorias realizadas está o Terminal 3, com capacidade inicial para receber 15,5 milhões de passageiros por ano e voltado exclusivamente para voos internacionais. O novo terminal possui uma área de 192 mil m² e pátio com 34 posições de aeronaves, das quais 20 têm pontes de embarque. Além disso, o T3 conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo.
Com o objetivo de tornar única a experiência do passageiro, GRU Airport possui uma estrutura de nove salas VIP, hotel para conexão de passageiros, a maior loja Duty Free do Brasil e opções de lanchonetes e restaurantes, totalizando 292 estabelecimentos comerciais em toda a estrutura de GRU Airport.
10,2 mil vagas de estacionamento
Principais serviços
- - 292 estabelecimentos comerciais
- - 10,2 mil vagas de estacionamento
- - Banco
- - Caixas Eletrônicos
- - Lotéricas
- - Proteção de bagagem
- - Chaveiro
- - Cabeleireiros
- - Clínica odontológica
- - Espaço infantil
- - Farmácia
- - Wi-Fi