• Site
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

 

 

 

 

O Veículo Leve sobre Trilhos – VLT – foi inaugurado no centro do Rio de Janeiro em 2016 como parte de um projeto de revitalização da área central da cidade. Inspirado nos bondes antigos, um dos meios de transportes mais usados no Rio de Janeiro no século passado, os VLTs fazem a conexão da região portuária ao centro financeiro da cidade e ao aeroporto Santos Dumont.

Integrado a outros modais de transporte do Rio, o VLT tem ligação com metrô, trens, barcas, ônibus convencionais, terminal de cruzeiros e Aeroporto Santos Dumont. O traçado tem três linhas em operação em 28 quilômetros de trilhos em extensão.

O ano de 2019 marcou a consolidação do projeto, com a inauguração da linha 3 e de três novas paradas, totalizando 31 em todo o sistema. O último trecho previsto liga a região da Central do Brasil ao aeroporto Santos Dumont, reduzindo intervalos nas áreas de maior demanda. Ao longo de pouco mais de 4 anos, o VLT já transportou mais de 60 milhões de passageiros.

Destaques de 2019:

Inauguração Linha 3

Em 2019, o VLT Carioca se consolidou como uma das principais opções de mobilidade da cidade do Rio de Janeiro, consolidando o projeto com o início da operação da linha 3, último trecho previsto no sistema. A nova linha liga a Central do Brasil ao aeroporto Santos Dumont em dez paradas, sendo três delas novas: Cristiano Ottoni-Pequena África, Camerino-Rosas Negras e Santa Rita-Pretos Novos. Os nomes foram batizados com homenagens à cultura africana, em uma ação alinhada junto ao Instituto do Patrimônio Históricco e Artístico Nacional (Iphan) e entidades do movimento negro.

Programa de Responsabilidade Social Conecta

Durante o ano de 2019 o VLT Carioca também continuou o ciclo de aceleração social proveniente do edital Conecta, possibilitado pela Lei de Incentivo da Secretaria Municipal de Cultura (Lei do ISS). Os projetos sociais Gamboa Ação, Sparta Rio, Providenciando a Favor da Vida e Efeito Urbano receberam a mentoria do Instituto Ekloos, organização com 10 anos de experiência no setor, para ampliar a profissionalização da gestão e a capacidade de captação de recursos.

Ao todo, o programa contou com a realização de 153 atividades voltadas para áreas como gestão, diagnóstico, marketing e negócios, com a participação de 13 gestores das iniciativas sociais. Foram 765 horas de mentorias e 255 integrantes dos projetos beneficiados indiretamente.

Conheça mais em www.vltrio.com.br

 

Dados Importantes



Mapa

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS