Via 040: Trecho da BR foi palco de simulado de acidente com carga perigosa

A Via 040, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, SAMU e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, realizou no último dia 23 de setembro uma operação simulada de acidente envolvendo produtos perigosos e resgate de vítimas. O treinamento ocorreu no Km 528 da BR-040, pista marginal sentido Brasília, nas proximidades da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA-MG).
 
A realização de treinamentos para enfrentamento de ocorrências de alta complexidade é uma forma de aperfeiçoar a preparação das equipes de atendimento e resgate da Concessionária e a integração e alinhamento com outros órgãos que também atuam nesse tipo de evento. Foram colocados em prática procedimentos como o Plano de Atendimento de Emergência, Plano de Gerenciamento de Risco e Procedimento de atendimento a Incidentes com Produtos Perigosos.
 
A simulação
 
O exercício envolveu um caminhão-tanque com carga simulada de gasolina e dois veículos de passeio. A operação simulou a ocorrência de colisões entre os veículos e posterior vazamento da carga líquida. Foram realizadas manobras como interdição da pista marginal, implantação de sinalização especial, isolamento da área, resfriamento e contenção da carga dispersada, resgate de vítimas e atendimento clínico de feridos com gravidade alta, média e leve, além de mitigação de riscos ambientais. Durante o exercício, o tráfego sentido Brasília fluiu normalmente pela pista principal da rodovia.
 
A Via 040 empregou na operação viaturas de inspeção, ambulâncias de resgate e guinchos, totalizando cerca de 20 profissionais. Também participaram viaturas do Corpo de Bombeiros, da PRF, do SAMU e do Núcleo de Emergências Ambientais do Estado de Minas Gerais. As equipes envolvidas no simulado foram completadas por participantes da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e do Laboratório de Simulação Realística da Faculdade de Minas (FAMINAS).

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS