Acionistas da invepar analisam proposta vinculante do fundo Mubadala

A Invepar informa que seus acionistas Previ, Petros e Funcef receberam e estão analisando uma proposta vinculante do fundo Mubadala para a compra de até 50,1% do capital social e votante da companhia. Com uma carteira de empresas nos segmentos de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, a Invepar possui concessões com um prazo médio de 22 anos, o maior do mercado.

Mesmo diante da queda de demanda de tráfego e de passageiros decorrente da crise econômica, a Invepar vem melhorando o resultado trimestre a trimestre através de melhorias de gestão e da captura de sinergias entre suas operações de concessão de transporte e mobilidade. Dentre as ações que melhoraram a percepção da atratividade da Invepar estão a bem sucedida venda de ativos no exterior, a solicitação da devolução da rodovia BR040, a reestruturação administrativa que diminuiu em 32% os cargos de diretoria e economias obtidas com a sinergia nas áreas de suporte e de aquisição de produtos e serviços das concessões, que já proporcionaram uma redução de custos de R$ 46 milhões nos últimos doze meses.

 Os resultados financeiros da Invepar têm melhorado progressivamente trimestre a trimestre desde a implantação de uma nova configuração administrativa que privilegia a operação das concessionárias numa visão de portfólio com captura dos ganhos de escala.  No terceiro trimestre de 2017, a Invepar apresentou um EBITDA ajustado de R$ 541,8 milhões, um aumento de 38,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o EBITDA ajustado foi de R$ 391,7 milhões. Nos últimos oito trimestres, o EBITDA ajustado tem crescido a uma média de 4,7% trimestre a trimestre.

No quarto trimestre de 2016, a Invepar obteve lucro de R$ 1,277 bilhão devido à venda de uma rodovia no Peru por cerca de R$ 4,5 bilhões. Nos demais trimestres de 2016 e 2017, a Invepar apresenta prejuízos cada vez menores. Nos últimos dois anos, o prejuízo tem caído em média de 20% trimestre a trimestre.  Comparando o prejuízo acumulado de 2017 com o mesmo período do ano de 2016, houve diminuição no prejuízo de 72,4%, confirmando a tendência de queda. No último trimestre, o prejuízo foi de R$ 37,7 milhões apenas, contra R$ 269,9 milhões no 3º trimestre de 2016.

A proposta de aquisição do fundo Mubadala comprova que o foco em gestão de custos e eficiência operacional pode manter a atratividade de investimentos em infraestrutura no Brasil, mesmo num cenário macroeconômico e setorial tão adverso. Alvo de forças- tarefa como Lava Jato e Greenfield, a Invepar conseguiu se descolar dessa agenda de investigações através de uma estratégia enfática de transparência e compromisso com Governança e Compliance, mantendo uma trajetória consistente de entregas operacionais e financeiras.

Sobre a Invepar

A Invepar, que tem por essência investimentos de longo prazo, é uma gestora de mobilidade e infraestrutura de transporte, nos segmentos de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana. Atua há 17 anos no mercado e seu portfólio diversificado é composto atualmente por 11 concessões que operam em seis estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco – mais o Distrito Federal.

No segmento de rodovias estão as empresas LAMSA, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), Concessionária Via 040, Concessionária Litoral Norte (CLN), Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), Concessionária Bahia Norte (CBN), Concessionária Rota do Atlântico (CRA) e ViaRio, totalizando 2.340 km administrados por essas concessões.

No setor aeroportuário, administra o maior aeroporto da América do Sul, o GRU Airport, que operou em 2016 com um fluxo de mais de 36 milhões de passageiros.  No setor de Mobilidade Urbana, é o maior operador privado de Metrô no Brasil, operando o MetrôRio, e faz parte da administração do VLT Carioca.

Todas as concessões estão em operação e proporcionam mobilidade e acessibilidade a milhões de usuários em regiões estratégicas do território nacional. Somadas, geram 8.965 empregos diretos e 8.931 indiretos. Em 2016, os investimentos do Grupo Invepar totalizaram R$ 710,5 milhões, dos quais R$ 343,7 milhões em Rodovias, R$ 226,4 milhões em Mobilidade Urbana, R$ 139,7 milhões em Aeroportos e R$ 0,7 milhão na Matriz.

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