Invepar ganha prêmio de melhor modelo de gestão de frotas da América Latina, segundo ranking divulgado pelo Instituto Parar

The 100 Best Fleets Latin America premia empresas que valorizam principalmente a segurança e a sustentabilidade

O grupo Invepar recebeu, nessa segunda-feira (29.10), a primeira colocação no ranking “The 100 Best Fleets Latin America”, premiação promovida pelo Instituto Parar em parceria com a Organização Norte Americana de Frotistas (NAFA). O prêmio é um reconhecimento para o trabalho de empresas que desenvolvem processos de gestão de frotas embasados na cultura da segurança e sustentabilidade. Participaram da disputa grandes empresas, como Coca-Cola, Copel, CCR, Eletropaulo, White Martins, dentre outras. Em 2017, o grupo Invepar havia conquistado a 6ª posição no ranking. 

Com o objetivo de aumentar a segurança e a sustentabilidade de suas empresas, o grupo Invepar centralizou e consolidou, em 2017 o Centro de Gestão de Frotas, que gerencia a frota do MetrôRio e das quatro rodovias 100% administradas pelo grupo: CART (SP), CLN (BA), LAMSA (RJ) e Via 040 (DF/GO/MG). A área controla, a partir de uma central localizada em Nova Lima, cerca de 600 veículos, máquinas e equipamentos dessas cinco concessões e presta consultorias pontuais a outra empresa do Grupo Invepar como GRU Airpot (SP) e CBN (BA). "A Invepar trata a gestão de frotas como uma área estratégica, devido ao impacto positivo que gera nos aspectos social, econômico, de segurança e ambiental”, explica André Matoso, responsável pelo CGF do grupo Invepar.

Com o trabalho dos profissionais da área, as ações realizadas pelo Centro de Gestão de Frotas reduziram cerca de 99% os registros de excesso de velocidade da frota do grupo, melhorando a segurança das pessoas e reduzindo os custos da área. Com o foco em tecnologia e na capacitação dos funcionários, foram realizadas ações como o treinamento de 1.200 colaboradores condutores, que passaram a atuar de acordo com o Regulamento de Frotas. Além disso, dois dispositivos foram instalados dentro de cada um dos veículos da frota. Um deles é responsável pela identificação do motorista que, ao entrar no carro, valida o crachá no dispositivo, que envia a informação de quem está dirigindo para a central. O segundo é um dispositivo sonoro de alerta. Quando uma viatura atinge o limite de velocidade, um barulho agudo toca e somente cessa quando o condutor reestabelece a velocidade de segurança permitida. Antes da implementação desse sistema, cálculos técnicos mostravam que seria provável que um acidente fatal com colaborador  ocorresse a cada 2 anos e, após a implantação da telemetria, essa probabilidade supera os 32 anos.

Em relação ao Meio Ambiente, a Invepar faz um monitoramento constante das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todas as empresas controladas do grupo por meio do sistema eletrônico eClimas, desenvolvido pela WayCarbon. A ferramenta online permite a gestão em tempo real das emissões de GEE, a rastreabilidade das informações e o registro de memorial de cálculo para auditorias.

Como premiação, representantes do grupo Invepar receberam uma viagem à sede da NAFA em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS