VLT reduz intervalos nas linhas 1 e 2

Circular pelo Centro e Região Portuária ficou ainda mais fácil. O VLT Carioca reduziu os intervalos nas linhas 1 e 2 e o usuário ganhou mais tempo nos deslocamentos do dia a dia. O novo modelo de operação tem como objetivo tornar mais ágil e prática a vida de quem circula na área central do Rio e começou a valer desde 11 de julho.

Na linha 1 (Rodoviária-Santos Dumont), o tempo de espera diminuiu quase a metade no período de maior fluxo. A média, que era de 13, está sendo de sete minutos ao longo de todo o trecho, entre 8h e 18h. Com o intervalo unificado, todos os VLTs que saem do Santos Dumont ao longo do dia vão até a Rodoviária, sem a necessidade da linha auxiliar que circulava somente até a Parada dos Navios.

A redução aconteceu pouco mais de um mês após o início de operação das paradas Providência e Harmonia, na Gamboa. A circulação do VLT em via única nos dois sentidos e a rápida adaptação da população às mudanças de trajeto possibilitaram a redução do tempo de viagem e o avanço da operação.

Na linha 2 (Saara-Praça XV), a redução maior aconteceu nos horários de pico (das 7h às 9h30 e das 17h às 19h30), em que o intervalo entre as composições diminuiu de 13 para 8 minutos. Dessa forma, a integração com a linha 1 e de conexão com as barcas ficou ainda mais prática.

As alterações representaram uma redução de 40% no tempo de intervalo entre Rodoviária e Parada dos Navios. Aumentou também a oferta diária de viagens. São cerca de 80 viagens a mais por dia integrando Centro e Região Portuária, além de outras 40 na linha 2, cortando o Centro Histórico.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS